Postado em 10 de Dezembro às 14h59

Revista Servioeste ganha Prêmio Regional de Jornalismo Ambiental

Inspiração (4)

Publicação também foi finalista estadual na categoria mídia impressa.

Aconteceu na noite de 4 de dezembro a entrega do 11º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental, promovido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, em Florianópolis.

A Revista Servioeste recebeu o troféu de primeiro lugar regional com a reportagem “O Destino dos Excedentes”, da jornalista Carol Bonamigo, sobre a destinação final dos resíduos sólidos urbanos, e foi uma das finalistas estaduais na categoria mídia impressa - premiação que ficou com a equipe do Diário Catarinense, com a matéria “A grandeza do açaí catarinense”, dos jornalistas Carol Macário, Diorgenes Pandini e Bem Ami Scopinho.

Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde Neste ano, a premiação – que reconhece as melhores matérias jornalísticas sobre meio ambiente publicadas na imprensa catarinense – recebeu 79...

Neste ano, a premiação – que reconhece as melhores matérias jornalísticas sobre meio ambiente publicadas na imprensa catarinense – recebeu 79 inscrições nas cinco categorias: mídia impressa, telejornalismo, radiojornalismo, internet e fotojornalismo.

O Prêmio é patrocinado pela Engie Energia e conta com apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação dos Diários do Interior (ADI), Associação dos Jornais do Interior (Adjori), Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e TV (Acaert) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina.


Postado em 24 de Outubro às 15h15

Servioeste capacita equipe sobre a nova RDC 222

Meio Ambiente (41)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa publicou em 28 de março de 2018 a Resolução RDC n° 222, que regulamenta os requisitos de Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (RSS). A nova resolução, que entrou em vigor em 24 de setembro, substitui a RDC nº 306, de 2004.

A engenheira ambiental do Grupo Servioeste, Caroline Beutler, concedeu treinamento aos colaboradores da empresa sobre nova Resolução da Anvisa RDC 222, repassando o conhecimento sobre a nova norma.


Postado em 01 de Agosto às 16h32

Grupo Servioeste fecha parceria de negócios com o RIOgaleão

Negócios (8)

Unidade Matriz recebe a visita da diretoria do Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Em julho, os diretores do Grupo Servioeste se reuniram com equipe técnica do RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, do Rio de Janeiro. A visita à unidade matriz do Grupo Servioeste, em Chapecó (SC), tratou de uma nova parceria entre as duas empresas. “A Servioeste já atua no RIOgaleão, na coleta e tratamento dos resíduos e, agora, o segundo maior aeroporto do Brasil fechará um acordo de cooperação para testar equipamento para tratamento de 100% dos resíduos que gera dentro das próprias dependências. Este projeto piloto deverá ter início em 1º de outubro, em caráter experimental, com data para encerramento no final de 2019”, explicou o diretor presidente do Grupo Servioeste, Doacyr Balbinot.

Na ocasião foram apresentados detalhes do projeto piloto desenvolvido pela Servioeste. “Faremos a operação e gestão de todos os resíduos do RIOgaleão, contribuindo para o processo de Waste Zero (desperdício zero) do aeroporto. Implantaremos uma nova tecnologia que irá revolucionar a gestão de resíduos sólidos, para que o mínimo possível seja desperdiçado”, contou o Diretor e Gestor Ambiental do Grupo Servioeste, Jeferson Balbinot.

“O projeto é resultado do trabalho conjunto das áreas de Sustentabilidade e de Suprimentos do RIOgaleão para obter uma solução inovadora para tratamento de resíduos sólidos gerados na operação do aeroporto, priorizando o caminho sustentável. Nosso objetivo é ser o primeiro aeroporto brasileiro autossustentável neste quesito”, afirmou Milena Martorelli, Gerente da área de Sustentabilidade do RIOgaleão.

Na foto, os diretores do Grupo Servioeste com equipe técnica do RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, do Rio de Janeiro: Fábio Redin, Jeferson Balbinot, Bruno Faccini, Sandra Balbinot, Doacyr Balbinot, José Carlos Marques de Oliveira, Lúcia Gropillo Gones, Milena Martorelli, Mariana Perez e Deivid Oliveira.


Postado em 19 de Junho às 15h57

Grupo Servioeste recebe prêmio como Destaque Empresarial

Negócios (8)

Solenidade realizada em Florianópolis homenageia as empresas que mais contribuíram para o crescimento do Sul do Brasil.

O Grupo Servioeste recebeu, na noite de ontem (18), o Troféu Destaque Empresarial do Sul 2018. O Prêmio Administrativo Comercial e Industrial é promovido pela Revista Destaque Brasil com apoio da Câmara Brasil-China-Mercosul e se diferencia pela transparência como são escolhidos os homenageados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A comissão julgadora, composta por 27 empresários e seis jornalistas, elegeu, por unanimidade, os 36 homenageados que representam os setores que mais trazem retorno ao Sul do Brasil. O evento aconteceu no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis.

“Esse prêmio serve como um incentivo para as empresas se desenvolverem ainda mais. Ficamos orgulhosos por esse reconhecimento pelo que a família Servioeste tem feito pelo País”, disse a diretora administrativa do Grupo Servioeste, Sandra Balbinot.

Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde - Diretoria do Grupo Servioeste durante a entrega do Prêmio Destaque Empresarial Sul 2018
Diretoria do Grupo Servioeste durante a entrega do Prêmio Destaque Empresarial Sul 2018
Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde - Doacyr Balbinot fala sobre a importância do empreendedorismo e da Servioeste no Brasil
Doacyr Balbinot fala sobre a importância do empreendedorismo e da Servioeste no Brasil
Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde - Doacyr Balbinot recebe o prêmio Destaque Empresarial Sul 2018, em nome do Grupo Servioeste
Doacyr Balbinot recebe o prêmio Destaque Empresarial Sul 2018, em nome do Grupo Servioeste

Postado em 18 de Junho às 17h21

Grupo Servioeste encerra Semana do Meio Ambiente com ação de Educação Ambiental

Meio Ambiente (41)

Empresa promove palestra de conscientização ambiental para mais de 60 alunos do Colégio Santa Rita, de Chapecó.

A formação de cidadãos conscientes e preocupados com o Meio Ambiente começa logo na infância. Pensando nisso, o Grupo Servioeste proporcionou uma atividade diferente para os alunos do Colégio Santa Rita, na tarde da última sexta-feira (15).

Cerca de 60 crianças, de dois a nove anos, ouviram atentamente à equipe da Servioeste, que estava acompanhada do seu mascote, o Folito. Através de práticas lúdicas, os colaboradores da empresa visaram fomentar no público a vontade de cuidar do meio ambiente, ressaltando sobre a importância em preservar os diversos ecossistemas fazendo a sua parte em casa, com três ações: reduzir, reutilizar e reciclar.

A presença do Folito foi sucesso entre os pequenos, que aprenderam a diferença entre resíduos domésticos orgânicos e recicláveis, e foram convidados a serem Protetores do Meio Ambiente. 

Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde A ação fez parte da II Semana do Meio Ambiente do Grupo Servioeste, como encerramento das atividades alusivas à data. “Trabalhamos com meio ambiente, lidamos com...

A ação fez parte da II Semana do Meio Ambiente do Grupo Servioeste, como encerramento das atividades alusivas à data. “Trabalhamos com meio ambiente, lidamos com resíduos diariamente e, muitas vezes, não nos atentamos para o resíduo da nossa própria casa. E é isso que discutimos no decorrer desta Semana”, disse a coordenadora da Semana do Meio Ambiente, a engenheira ambiental Caroline Beutler.

Com o tema “Tu te tornas eternamente responsável pelo resíduo que produz”, foi proporcionado, entre os dias 11 e 15 de junho, uma semana de palestras e workshops com informações valiosas aos colaboradores da Servioeste. “Precisamos tirar um tempo para refletir sobre o que podemos fazer, enquanto seres humanos, para mudar o mundo. É papel social da empresa oportunizar isso. Espero que todos tenham se beneficiado desta Semana do Meio Ambiente”, afirmou a diretora administrativa do Grupo Servioeste, Sandra Balbinot.

  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -

Postado em 15 de Junho às 11h28

Grupo Servioeste conclui sua II Semana do Meio Ambiente

Meio Ambiente (41)

Café da manhã de confraternização marca o encerramento das atividades da Semana do Meio Ambiente.

Entre os dias 11 e 15 de junho, a matriz do Grupo Servioeste, em Chapecó-SC, promoveu sua segunda Semana do Meio Ambiente. Com o tema “Tu te tornas eternamente responsável pelo resíduo que produz”, foram cinco dias de discussão, aprendizado e conscientização sobre temas ambientais.

No quarto dia de programação, o contador Paulo Martins representou a Fraternidade Cristã das Pessoas com Deficiência – FCD, em um relato sobre a sua experiência pessoal. Há 10 anos, ele foi atropelado por um ônibus, acidente que o deixou tetraplégico. Após um período em coma e três meses em uma cama, o jovem começou a juntar forças para retomar a sua vida. “Percebi que precisaria reaprender a viver. A família foi a base de tudo. Sozinho, sem suporte, somos mais propensos a cair na depressão e até mesmo cometer suicídio”, relata.

Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde As dificuldades exemplificadas por Paulo vão além da locomoção e acessibilidade, mas também lidar com o preconceito das pessoas na hora de estabelecer...

As dificuldades exemplificadas por Paulo vão além da locomoção e acessibilidade, mas também lidar com o preconceito das pessoas na hora de estabelecer relacionamentos pessoais e profissionais. “Muitas pessoas acham que as cotas resolvem tudo para o deficiente, e não é bem assim. Ao tentar uma vaga em uma empresa que não possua esse tipo de processo, dificilmente eles dão chance a um cadeirante, por exemplo. Porque já pensa na adequação do ambiente de trabalho e dos próprios colegas. Da mesma forma nos relacionamentos pessoais. Muitas pessoas têm resistência de se aproximar por não entender como funciona. E a melhor maneira de quebrar o preconceito é através do conhecimento”, opina.

O exemplo de vida e perseverança de Paulo tocou os colaboradores da Servioeste e fechou o ciclo de palestras com chave de ouro. “Muitas vezes apenas reclamamos da vida e ele, com todos os empecilhos, consegue estudar – já cursando a segunda faculdade – e se virar sozinho. Isso foi muito motivador. Sou mãe há pouco tempo, e quando ele falou da família me emocionei bastante”, disse a auxiliar de faturamento, Karine Giotto.

E para marcar o encerramento da II Semana do Meio Ambiente, todos os funcionários participaram de um café da manhã. Um momento de interação e descontração, com troca de experiências sobre o evento. “Essa Semana teve uma evolução do ano passado. Tivemos uma maior interação e os temas escolhidos foram atuais e presentes no nosso dia a dia. O setor Ambiental e Marketing estão de parabéns por terem organizado esse evento. Isso nos faz repensar o nosso cotidiano, para refletirmos o que fazemos de errado e trabalhar em cima de melhorias. A parte de conscientização ambiental, reciclagem e a própria parte social, para que passamos analisar como sermos seres humanos melhores e evoluirmos diariamente”, avaliou Roseleide Lima, vendedora do departamento comercial da Servioeste.

  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -

Postado em 14 de Junho às 19h54

Aprendizado e integração marcam a Semana do Meio Ambiente da Servioeste

Meio Ambiente (41)

Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Composteira Caseira foram os temas do segundo e terceiro dias da Semana do Meio Ambiente do Grupo Servioeste.

Dando continuidade à II Semana do Meio Ambiente do Grupo Servioeste, na terça-feira (12), os colaboradores da empresa assistiram uma palestra sobre o Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Chapecó. Os engenheiros ambientais André Fidelis e Ingrid Lopes explicaram sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e como ela foi executada no município.

Após uma ampla pesquisa de campo foi possível elaborar uma metodologia participativa, abrangendo limpeza urbana, construção civil, resíduos industriais e comerciais, saneamento, setor de transportes (pneus, combustíveis, óleos e lubrificantes), resíduos de serviços de saúde, agrosilvopastoril, eletroeletrônicos e cemitérios. “Damos ênfase nos três Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Desta forma, intencionamos diminuir a quantidade de resíduos que acaba no aterro sanitário”, disse André.

Durante o estudo, os engenheiros ambientais concluíram que cada chapecoense produz, em média, 0,702 Kg de resíduos por dia, índice abaixo da média nacional. Entretanto, a qualidade da separação desses resíduos ainda deixa muito a desejar. “Nas associações de catadores, onde deveria ser recebido apenas os materiais recicláveis, chega até mesmo animais mortos. É preciso pensar na situação de vulnerabilidade dos trabalhadores que sobrevivem com a reciclagem. E para isso, é necessário conscientizar a população”, afirmou Ingrid.

Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde Pensando justamente em reaproveitar todos os resíduos, inclusive os orgânicos, o estudante de Engenharia Ambiental da UFFS, Rafael Godô, veio à Servioeste repassar...

Pensando justamente em reaproveitar todos os resíduos, inclusive os orgânicos, o estudante de Engenharia Ambiental da UFFS, Rafael Godô, veio à Servioeste repassar seus conhecimentos sobre compostagem. Este processo biológico natural de transformar restos de alimentos, por exemplo, em húmus, um adubo orgânico altamente rico em nutrientes.

Rafael ensinou as etapas para fazer a sua própria composteira, em casa. “A manutenção é simples e o custo é praticamente zero. Além de produzir um biofertilizante de alta qualidade, ainda realiza um trabalho ambiental”, relatou.

Os colaboradores da Servioeste aproveitaram para tirar as dúvidas, principalmente em relação às minhocas californianas, utilizadas na compostagem, e foram presenteados com uma composteira para ser deixada na empresa. “Nesta semana, estamos tentando dar soluções práticas para destinarmos corretamente os nossos resíduos de casa”, explicou Caroline Ludwig, engenheira ambiental do Grupo Servioeste e uma das coordenadoras da Semana do Meio Ambiente.

O analista financeiro da Servioeste, Adriel Cidio Garcia, está participando de todas as palestras, aproveitando os momentos de aprendizagem proporcionados. “É muito interessante conhecer mais sobre a realidade de outras pessoas que também trabalham com o meio ambiente, assim como nós, que lidamos com os resíduos de saúde. E agora vamos também colaborar para cuidar da nossa composteira”.

Além da programação de palestras, foram lançadas campanhas para que os funcionários possam aplicar na prática atitudes sustentáveis: a coleta do óleo de cozinha para ser encaminhado ao Verde Vida; coleta de lixo eletrônico e medicamentos vencidos dos colaboradores da Servioeste para a destinação final correta; colaboração na campanha “Eu Ajudo na Lata” da Unimed, que visa a arrecadação de anéis de alumínio para aquisição de cadeira de rodas para instituições de caridade; e recolhimento de tampas plásticas para o Projeto TamPets Chapecó, revertido para a castração de animais de rua.