Blog Sustentabilidade

Postado em 13 de Junho às 16h54

Servioeste participa do Seminário Internacional de Sustentabilidade, Gestão e Inovação de Chapecó

Sustentabilidade (13)

Evento reúne empresas e entidades para discutir o Meio Ambiente.

Entre os dias 12 e 14 de junho, acontece, em Chapecó, o I Seminário Internacional de Sustentabilidade, Gestão e Inovação, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. O evento reúne diversas empresa, entidades e profissionais para discutir o meio ambiente.

Resíduos sólidos, economia circular – mostrando que todos os resíduos devem retornar a ser matéria prima para outro produto –, qualidade e gestão da água e impactos sociais das usinas hidrelétricas são alguns dos temas abordados nas palestras. “Tentamos apresentar os aspectos ambientais, sociais e econômicos, pois isso é a sustentabilidade. Como cidadãos, todos temos obrigação de buscar a sustentabilidade e todo mundo se beneficia quando cuidamos do meio ambiente. Com essa temática, queremos chamar a atenção da população, para que se preocupe com essas questões e veja que é algo fácil e possível de ser feito. Este Seminário é um marco para Chapecó”, avalia a coordenadora do evento, Manuela dos Passos.

Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde Como parte da programação do Seminário, na manhã desta quarta-feira (13), empresas, entidades, escolas e Polícia Militar Ambiental participaram da...

Como parte da programação do Seminário, na manhã desta quarta-feira (13), empresas, entidades, escolas e Polícia Militar Ambiental participaram da Caminhada Pelo Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. O Grupo Servioeste esteve presente na passeata, como empresa ligada ao Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó e ao Comitê Local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “É importante mostrar à população que também trabalhamos em prol do meio ambiente, nos preocupamos e estamos engajados com as pautas ambientais. Quanto mais pessoas conseguirmos mobilizar, mais conseguiremos conscientizá-las”, enfatiza a engenheira ambiental do Grupo Servioeste, Caroline Beutler.


Postado em 09 de Novembro de 2017 às 10h07

Grupo Servioeste participa de Seminário de Resíduos Sólidos

Inovação (10)Sustentabilidade (13)

Evento trouxe exemplos de como inovar com resíduos sólidos

Pode parecer pouco, mas separar o lixo corretamente já é uma grande contribuição para o futuro do planeta. A terça-feira (07/11) foi um dia para refletir essa e outras questões que envolvem o meio ambiente e a sustentabilidade, em Chapecó. Durante o 3º Seminário Regional de Resíduos Sólidos, palestras e exposições mostraram que sim, é possível construir um futuro melhor, só depende de nós.

O evento, sediado pela Unochapecó, foi promovido pelo Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó, e contou com profissionais da área ambiental para trazer informações importantes sobre inovação, sustentabilidade e gestão de resíduos sólidos. E o que mais chamou a atenção dos visitantes em geral foi a feira de artesanato e de produtos criados a partir dos materiais recicláveis, uma das principais atrações do evento. O objetivo era mostrar as inovações em mercadorias sustentáveis.

O Grupo Servioeste é membro da coordenação do Fórum e participou do Seminário Regional. Nesta edição, o tema 'Sustentabilidade e Inovação' abordou assuntos como Compostagem Urbana, Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município, Política Nacional de Resíduos Sólidos e Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade.

Além da Servioeste, fazem parte do Fórum as empresas e entidas: Unochapecó, ACIC Chapecó, Amarluz, Arsol, Asmavi, Azeplast, Casan, Fcter, Fibratec, Fundação Aury Luiz Bodanese, Iberê, Instituto Goio-en, Polícia Militar Ambiental, Prefeitura de Chapecó, Associação de Catadores São Francisco, Sindiplasc, Sociedade Amigos de Chapecó, TOS, Unimed Chapecó, Unoesc, Unopar, Verde Vida, OAB de Chapecó e UFFS.


Postado em 31 de Outubro de 2017 às 16h54

III Seminário Regional de Resíduos Sólidos

Sustentabilidade (13)

Evento irá discutir Sustentabilidade e Inovação

No dia 7 de novembro, acontecerá o terceiro Seminário Regional de Resíduos Sólidos, em Chapecó. O evento, promovido pelo Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó, contará com profissionais da área ambiental para trazer informações importantes sobre inovação, sustentabilidade e gestão de resíduos sólidos.

Fazem parte da programação palestras sobre Compostagem Urbana, Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município, Política Nacional de Resíduos Sólidos e Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade.

O Seminário será realizado no Salão de Atos da Unochapecó, a partir das 14h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da instituição (unochapeco.edu.br/eventos) até o dia 4 de novembro.

O Grupo Servioeste – empresa especializada em coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos de saúde – é membro da coordenação do Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó e estará presente no Seminário Regional para participar do debate.


Postado em 05 de Outubro de 2017 às 10h29

Grupo Servioeste participou de evento sobre Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade (13)

Seminário de Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foi promovido pelo Comitê Local Nós Podemos Chapecó.

O início desta semana foi marcado pela consciência sustentável, em Chapecó. A agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – que busca dar continuidade ao trabalho dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e promover um futuro sustentável até 2030 – foi apresentada a entidades, escolas e empresários do município.

O Grupo Servioeste é signatário do movimento e, junto a outras entidades membros, organizou um evento para divulgação destes objetivos. “Nosso intuito é divulgar esses objetivos e mostrar como isso pode ser trabalhado em sala de aula e também dentro das empresas”, explicou a engenheira ambiental da Servioeste, Caroline Beutler.

O evento contou também com palestra do coordenador social da ONG Verde Vida, Odair Balen, e da representante do Comitê Estadual Nós Podemos Santa Catarina, Andreia Amorin. Para demonstrar essas ações na prática, o empresário Nelson Eiji Akimoto, presidente da Nord Eletric, apresentou a sua experiência em sustentabilidade.

O Seminário contou ainda com oficinas de disseminação e aplicação dos ODS.

Sobre a agenda ODS

Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde Sobre a agenda ODS Em setembro do ano 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu a Cúpula do Milênio, na qual os presidentes de 189...

Em setembro do ano 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu a Cúpula do Milênio, na qual os presidentes de 189 países firmaram um compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), também conhecidos como “8 Jeitos de Mudar o Mundo”. A intenção era tornar o mundo mais sustentável e justo para todos, buscando eliminar a fome e a pobreza extrema de todo o planeta até 2015. No Brasil, até este ano, cerca de 900 municípios tinham algum registro de atividade ODM.

Esse patrimônio mobilizado em prol dos ODM contribuiu para que o Movimento tenha uma base sólida para a nova agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que busca dar continuidade ao trabalho dos ODM. São 17 Objetivos e 169 metas, para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

O município de Chapecó-SC participa do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Santa Catarina por meio do Comitê Local Nós Podemos Chapecó. A atividade realizada pelo Grupo Servioeste está alinhada aos ODS, pois seu trabalho coopera para a destinação correta de resíduos de saúde, aliando conscientização ambiental, gerenciamento correto de resíduos e preservação do meio ambiente.


Postado em 11 de Julho de 2017 às 14h58

Grupo Servioeste participa de Feira de Sustentabilidade promovida pelo Aeroporto RIOgaleão

Sustentabilidade (13)

Projeto Conexão Escola visa fomentar a consciência socioambiental das crianças

Visando contribuir para a formação de cidadãos conscientes e preocupados com o meio ambiente, o RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim iniciou, há dois anos, o projeto Conexão Escola, na comunidade de Tubiacanga, na Ilha do Governador, no RJ. O projeto socioambiental voltado para crianças em idade escolar de comunidades vizinhas ao RIOgaleão tem parceria com a Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro

Durante o mês do meio ambiente, os alunos do projeto Conexão Escola produziram esculturas com resíduos sólidos que seriam descartados. Como resultado desta atividade, na tarde do último sábado (8), a administração do Aeroporto promoveu uma Feira de Sustentabilidade na comunidade de Tubiacanga para realizar a primeira mostra do resultado das ações dos voluntários com as crianças.

Empresas parceiras do RIOgaleão foram convidados para enriquecer a Feira, através de palestras e atividades, com o objetivo de sensibilizar a população sobre boas práticas que contribuem com a preservação do meio ambiente.

Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde O Grupo Servioeste participou do evento, levando informações sobre reciclagem, dicas de reaproveitamento de materiais e ainda disponibilizando barricas para o recolhimento de...

O Grupo Servioeste participou do evento, levando informações sobre reciclagem, dicas de reaproveitamento de materiais e ainda disponibilizando barricas para o recolhimento de medicamentos vencidos, para ser dada a destinação final correta. “A mudança virá se passarmos aos nossos pequenos a importância em cuidar do meio ambiente. É fundamental transmitir a eles, que são o futuro, essa consciência socioambiental e o nosso impacto no planeta. Sair da sala de aula e aprender isso de maneira mais lúdica aprofunda esses ensinamentos”, disse o engenheiro químico do Grupo Servioeste, Philipe Reis.

Esta foi a primeira Feira de Sustentabilidade promovida pelo Conexão Escola, que contou com músicas, quadrilhas e brincadeiras, envolvendo as empresas participantes, as crianças, os pais e a população local. “É válido que qualquer empresa participe, mas para a Servioeste, que é uma das maiores do ramo de tratamento e destinação final de resíduos de saúde, é primordial estar presente para fomentar esse conhecimento nas crianças”, afirmou o gerente administrativo das unidades do Grupo Servioeste no Rio de Janeiro, Sedenir Balbinot.

Sobre o projeto Conexão Escola

O projeto Conexão Escola tem como objetivo capacitar Agentes Transformadores infantis quanto aos impactos do ser humano e formas de contribuir para um meio ambiente mais equilibrado. Os Agentes Transformadores periodicamente multiplicam o conhecimento com a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento daquela população.


Postado em 26 de Junho de 2017 às 15h06

Cartilha online oferece dicas para compostagem de lixo

Meio Ambiente (41)Sustentabilidade (13)

Ministério do Meio Ambiente pretende incentivar a prática para o descarte e aproveitamento dos resíduos sólidos.

Para incentivar a compostagem de lixo orgânico, o Ministério do Meio Ambiente lançou uma cartilha online que traz informações sobre a forma correta de descarte. Isso porque esses resíduos representam metade do lixo gerado nas cidades, mas apenas 1% desse montante vai para a compostagem.

Os resíduos orgânicos podem se tornar uma ameaça ao meio ambiente na medida em que liberam chorume e gases do efeito estufa, além de favorecerem a proliferação de animais transmissores de doenças.

A compostagem é essencial para dar o tratamento e o descarte adequados a esse lixo, somada à geração de um composto orgânico rico em nutrientes e próprio para adubação.

Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde O manual lançado reúne dicas para a compostagem doméstica, comunitária e institucional, indicando a maneira correta de separação do lixo e descarte...

O manual lançado reúne dicas para a compostagem doméstica, comunitária e institucional, indicando a maneira correta de separação do lixo e descarte do material. Nesse processo, os restos são cobertos com terra e revirados periodicamente, à medida que são decompostos para gerar o húmus.

Na compostagem, a decomposição é controlada e acontece de forma acelerada. Dessa maneira, a variedade de microrganismos que se desenvolvem nesse ambiente é maior e torna o composto gerado mais rico.

*Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Meio Ambiente


Postado em 19 de Junho de 2017 às 09h26

Grupo Servioeste comprometido com a Educação Ambiental

Meio Ambiente (41)Sustentabilidade (13)

Empresa promove ação de conscientização ambiental com mais de 200 alunos do Colégio Trilíngue, de Chapecó.

A formação de cidadãos conscientes e preocupados com o Meio Ambiente começa logo na infância. Pensando nisso, o Grupo Servioeste proporcionou uma atividade diferente para os alunos do Colégio Trilíngue Inovação, na tarde da última quarta-feira (14).

Mais de 200 crianças, de quatro a nove anos, ouviram atentamente à equipe da Servioeste, que estava acompanhada do seu mascote, o Folito. Através de práticas lúdicas, os colaboradores da empresa visaram fomentar no público a vontade de cuidar do meio ambiente, ressaltando sobre a importância em preservar os diversos ecossistemas fazendo a sua parte em casa, com três ações: reduzir, reutilizar e reciclar.

A presença do Folito foi sucesso entre os pequenos, que aprenderam a diferença entre resíduos domésticos orgânicos e recicláveis, e foram convidados a serem Protetores do Meio Ambiente. “A função social da empresa vai além da prestação dos seus serviços com qualidade. Temos objetivos e metas para desenvolvermos um trabalho de conscientização socioambiental”, afirmou a diretora administrativa do Grupo Servioeste, Sandra Balbinot.

Sobre o Grupo Servioeste

Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde Sobre o Grupo Servioeste A atividade realizada pelo Grupo Servioeste – empresa especializada em coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos de...

A atividade realizada pelo Grupo Servioeste – empresa especializada em coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos de saúde – alia conscientização ambiental, gerenciamento correto de resíduos e preservação do meio ambiente. Possui Centrais de Tratamento de Resíduos nas cidades de Chapecó/SC, Pescaria Brava/SC, Maringá/PR, Barra do Piraí/RJ, Queimados/RJ e Patos de Minas/MG, atendendo as regiões Sul e Sudeste do Brasil, com projetos de expansão nacional e internacional. 

Fotos: Assessoria de Comunicação e Marketing Colégio Trilíngue Inovação

  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -
  • Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde -

Destruição segura de documentos31/05/17 De tempos em tempos, uma determinada empresa precisa se desfazer de documentos antigos ou contratos que não mais possuem validade. Esses arquivos, geralmente, possuem dados sigilosos e não devem ser descartados levianamente. Para evitar o transtorno e preocupação ao empregador, o Grupo Servioeste oferece um serviço voltado para a destruição de documentos sigilosos......
Grupo Servioeste se compromete com os Objetivos Globais15/05/17 Empresa de soluções ambientais recebeu certificado como signatária do Movimento Nós Podemos Santa Catarina. Em setembro do ano 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu a Cúpula do......
Todos contra o aquecimento global05/05/17 Foto: Associated Press | Daily Mail Comentamos em outro post a preocupação com o aquecimento global. Tanto a NASA quanto a ONU confirmaram que 2016 foi o ano mais quente globalmente já registrado na......
Como ter um 2017 mais sustentável05/01/17 Um ano novo se inicia e com ele surgem muitas oportunidades em nossa vida. Novos planos, novas metas, novos desafios... A promessa de uma vida mais saudável, mais divertida, com mais viagens. E por que não uma vida mais sustentável?......
Uma festa sustentável do início ao fim22/12/16 Há menos de uma semana para o Natal e as festividades da data, já começamos nossa organização para recebermos os amigos, parentes e pessoas queridas para as comemorações. Diante de toda......