Postado em 02 de Maio às 17h23

Atividade de conscientização de coleta seletiva acontece neste sábado

Meio Ambiente (60)Sustentabilidade (25)

Texto Tuanny de Paula*

Você já parou para pensar quantos quilos de lixo você produz ao dia? E quantas das vezes você descarta corretamente? O Brasil produz em média 387 quilos de resíduos por habitante a cada ano. Em 2017, segundo dados coletados pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), foram produzidos cerca de 78,4 milhões de resíduos sólidos urbanos, 1% a mais do que o ano anterior.

Pensando nesses números, neste sábado (04/05), o Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó promove um evento de coleta seletiva na Praça Coronel Bertaso. A atividade conta com a participação do Grupo Servioeste e inicia a partir das 9h.

A proposta do movimento é sensibilizar a população em prol das melhorias na coleta seletiva, além de realizar demonstrações práticas de separação de resíduos com a participação das 14 associações de catadores de Chapecó.

Na cidade, conforme o prefeito Luciano Buligon ressaltou no lançamento do Movimento Lixo Zero, cada cidadão produz, pelo menos, meio quilo de lixo por dia. Esse resíduo conta orgânico e reciclável, além de resíduos de saúde. Porém, na hora de descartar corretamente, alguns habitantes não prestam muita atenção ou não sabem em qual lixo o resíduo deve ser depositado.

Segundo a engenheira ambiental do Grupo Servioeste, Dalila Gonçalves, a atividade de sábado irá mostrar na prática como são feitas as separações dos resíduos. Um contêiner de resíduos recicláveis do centro da cidade irá ser aberto no chão para a reciclagem dos produtos, de forma a mostrar para a população qual a dificuldade que os catadores têm para fazer essa separação dos resíduos misturados, bem como muitos deles não podem ser reciclados visto que não foram segregados da maneira correta. “Desta forma, vamos perceber a importância de quão mais fácil é fazer a separação na nossa casa, já que contribui para a destinação correta e também é muito mais fácil sempre o gerador fazer essa separação”, explica ela.

A Servioeste participa como membro do Fórum e irá levar um totem para a coleta de medicamentos vencidos.

Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó

O Fórum de Resíduos Sólidos, constituído em novembro de 2011, tem caráter permanente de discussão, proposição, articulação e sensibilização à adequada gestão e manejo dos resíduos sólidos no município de Chapecó. Possui como objetivo principal articular a diversidade de forças, processos e organizações, trabalhando de forma interinstitucional temas acerca dos resíduos sólidos, atento aos aspectos educacionais, ambientais e socioeconômicos.

*Jornalista responsável do Grupo Servioeste

Veja também

Palestras debatem descarte de resíduos sólidos, preservação e sustentabilidade empresarial06/06 Seminário Internacional encerra em Chapecó com participação de Portugal em mesa redonda sobre resíduos sólidos Membro do Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó e empresa signatária do Movimento ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, a Servioeste Soluções Ambientais encerrou nesta quinta-feira (6) a......
Servioeste presta serviço de consultoria ambiental10/07 Sustentabilidade: legislação prevê que empresas sejam responsáveis pelo impacto que suas atividades causam ao meio ambiente O licenciamento ambiental é um instrumento de uso das administrações......

Voltar para Blog