Postado em 04 de Maio de 2019 às 14h07

Dia de conscientização em Chapecó

Meio Ambiente (75)
Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde Biólogos, engenheiros ambientais, agentes públicos, estudantes, empresários, catadores de materiais recicláveis e ativistas ambientais se uniram na manhã...

Biólogos, engenheiros ambientais, agentes públicos, estudantes, empresários, catadores de materiais recicláveis e ativistas ambientais se uniram na manhã deste sábado, em Chapecó, para promover ações de conscientização sobre o descarte correto dos resíduos sólidos. O evento, realizado na Praça Coronel Bertaso e promovido pelo Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó, fez demonstrações práticas da separação dos resíduos e organizou pontos de coleta de eletrônicos, vidros, medicamentos vencidos e óleo de cozinha.


A ação busca melhorar uma realidade negativa na maior cidade do Oeste: 40% dos resíduos sólidos coletados não podem ser aproveitados pela reciclagem, devido à separação incorreta. Em Chapecó, em média, cada cidadão produz meio quilo de lixo por dia. A maior dificuldade está na coleta seletiva, que começa em casa, mas acaba atingindo toda a cadeia. Nos 630 contêineres distribuídos na cidade, só 17 das 144 toneladas coletadas de resíduos, vão para a reciclagem. O restante, contaminado pelo lixo orgânico, vai para o aterro sanitário.


Um dos descartes corretos importantes para o meio ambiente é o de resíduos de saúde, tema abordado na ação deste sábado pelo Grupo Servioeste que há 20 anos presta os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final. Com um ponto de coleta instalado na praça central, a engenheira ambiental do Grupo Servioeste, Dalila Gonçalves, explicou qual deve ser o descarte correto dos medicamentos vencidos.

“Muitas pessoas não sabem que os medicamentos vencidos devem ser descartados em locais específicos, que são os postos de saúde e as farmácias que fazem o recolhimento, de onde a Servioeste coleta e faz a destinação final. É importante este descarte correto, porque esses resíduos têm propriedades físicas e químicas que contaminam o meio ambiente e, por isso, devem ser recolhidos e incinerados”, detalha Dalila.


A estudante de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Chapecó, Giovanna Malagutti, esteve no evento na praça e levou os medicamentos vencidos para descarte.


“Eu soube que teria um ponto de coleta aqui hoje e fui recolhendo os medicamento em casa durante a semana. Tinha remédio vencido desde 2016 e eu sabia que não poderia jogar no mesmo lixo do reciclável”, conta a estudante.


A Servioeste participa como membro do Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó e é uma das empresas incentivadoras de ações que promovam educação ambiental no município.

Saiba mais sobre o Fórum

O Fórum de Resíduos Sólidos, constituído em novembro de 2011, tem caráter permanente de discussão, proposição, articulação e sensibilização à adequada gestão e manejo dos resíduos sólidos no município de Chapecó. Possui como objetivo principal articular a diversidade de forças, processos e organizações, trabalhando de forma interinstitucional temas acerca dos resíduos sólidos, atento aos aspectos educacionais, ambientais e socioeconômicos.

Saiba mais sobre a Servioeste

Desde 1° de agosto de 1999, quando a Servioeste foi fundada em Chapecó, a empresa oferece os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos dos serviços de saúde. Atualmente conta com seis Centrais de Tratamento de Resíduos nas cidades de Chapecó/SC, Criciúma/SC, Maringá/PR, Barra do Piraí/RJ, Queimados/RJ e Patos de Minas/MG, atendendo toda região Sul e Sudeste do Brasil.

Veja também

Dia Mundial dos Oceanos08/06 08 de junho marca agenda pela sustentabilidade ambiental A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Hoje, inicia a Década dos Oceanos, também instituída pela ONU. Os oceanos, as espécies vegetais e animais e a economia do planeta sofrem com as 13 milhões de toneladas de plástico que acabam nas águas dos mares a cada......
Água fonte da vida23/03/17      Sabemos que a água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela atua mantendo a hidratação corpórea, ajuda no transporte de substâncias e nutrientes, funciona como......

Voltar para Blog