Postado em 12 de Junho às 16h17

Grupo Servioeste promove sua II Semana do Meio Ambiente

Meio Ambiente (40)

Com o tema 'Tu te tornas eternamente responsável pelo resíduo que produz', empresa proporciona uma semana de palestras aos seus colaboradores.

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, a matriz do Grupo Servioeste, localizada em Chapecó-SC, elaborou uma programação especial para seus colaboradores, entre os dias 11 e 15 de junho.

Proporcionar um momento de discussão, aprendizado e conscientização sobre temas ambientais. Este é o objetivo da II Semana do Meio Ambiente do Grupo Servioeste. “Precisamos tirar um tempo para refletir sobre o que podemos fazer, enquanto seres humanos, para mudar o mundo. É papel social da empresa oportunizar isso. Espero que todos possam se beneficiar desta Semana do Meio Ambiente”, afirmou a diretora administrativa do Grupo Servioeste, Sandra Balbinot.

A primeira palestra da Semana do Meio Ambiente foi sobre “Consumo Sustentável”, ministrada pela bióloga Marina Petzen. Adquirir de maneira consciente, para utilizar os produtos sem exceder a necessidade, foi um dos principais pontos destacados pela palestrante. “Os bens de consumo são finitos e devemos pensar antes de consumir. Por isso é importante se informar e escolher bem cada produto, pois, a partir de quando levei para casa, passou a ser problema meu. Um produto feito de material reciclado significa menos matéria prima extraída da natureza e menos energia sendo consumida para a sua confecção”, explicou Marina.

Através da sua experiência pessoal, com a sua empresa Estilo Verde, ela pôde exemplificar como aplicar a sustentabilidade na moda. Na loja são comercializados roupas e acessórios feitos poliéster de reaproveitamento de garrafa pet, algodão reciclado, couro vegetal, fibra de bambu e tecidos orgânicos, todos com tingimentos naturais ou com reaproveitamento de corantes. “E para que a minha e tantas outras empresas existam, começa na casa de cada um, com a separação do lixo”, orientou a bióloga.

A recepcionista da Servioeste, Larissa Andrade, ficou impressionada com as possibilidades existentes. “Não sabia que era possível criar roupas a partir da reciclagem de materiais do nosso dia a dia, como a garrafa plástica. Palestras assim servem para nos mostrar como as pequenas ações podem impactar no futuro das próximas gerações”, opinou.

Ampla programação

Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde Ampla programação Através de palestras e workshops com empresas e entidades parceiras como a Universidade Federal da Fronteira Sul, a Mesa Brasil Sesc e a Prefeitura de...

Através de palestras e workshops com empresas e entidades parceiras como a Universidade Federal da Fronteira Sul, a Mesa Brasil Sesc e a Prefeitura de Chapecó, serão explanados assuntos como o consumo sustentável, alimentos orgânicos, compostagem e o Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

“Trabalhamos com meio ambiente, lidamos com resíduos diariamente e, muitas vezes, não nos atentamos para o resíduo da nossa própria casa. E é isso que iremos discutir no decorrer desta Semana”, disse a coordenadora da Semana do Meio Ambiente da Servioeste, a engenheira ambiental Caroline Beutler.

Além disso, foram lançadas campanhas para que os funcionários possam aplicar na prática atitudes sustentáveis: a coleta do óleo de cozinha para ser encaminhado ao Verde Vida; coleta de lixo eletrônico e medicamentos vencidos dos colaboradores da Servioeste para a destinação final correta; colaboração na campanha “Eu Ajudo na Lata” da Unimed, que visa a arrecadação de anéis de alumínio para aquisição de cadeira de rodas para instituições de caridade; e recolhimento de tampas plásticas para o Projeto TamPets Chapecó, revertido para a castração de animais de rua.

Veja também

Pesquisadores descobrem bactéria que ‘come’ as embalagens PET descartadas18/04/16 Os números são alarmantes: mais de 220 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, e mesmo com os vários programas de reciclagem existentes, uma grande porcentagem desse total é despejada em aterros sanitários ou em oceanos ao redor do mundo. Iniciativas como a da empresa brasileira que transforma polipropileno (as famigeradas garrafas PET)......
Brasil lança estratégia de redução de emissões15/04/16 Evento promovido pelo MMA reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir a implementação do instrumento no país....

Voltar para Blog