Postado em 09 de Outubro às 17h11

Outubro Rosa

Saúde (6)

Outubro é reconhecido mundialmente como o mês de combate ao câncer de mama. O movimento Outubro Rosa é utilizado para estimular a prevenção à doença e surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, que acontece até hoje. O nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e instiga a participação da sociedade.

De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Em 2016, o Instituto estima que tenha havido 57.960 casos da doença.

Existem vários tipos de câncer de mama, alguns podendo evoluir mais rapidamente que outros. Quando há o diagnóstico precoce, o prognóstico é bom, por isso a importância em fazer exames regulares.

Para dar cada vez mais apoio às mulheres que passam pelo tratamento da doença, a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) possui unidades em todo o País, realizando exames ginecológicos de diagnóstico do câncer do colo uterino e da mama e também orientando as mulheres de modo geral sobre os cuidados que devem ter com a saúde, quer seja na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis ou na busca de tratamento adequado quando necessário.

Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde Além disso, a RFCC conta com voluntários para grupos de apoio e banco de perucas. Na cidade de Chapecó, o Grupo Provim – Programa Viver Melhor ajuda dezenas de...

Além disso, a RFCC conta com voluntários para grupos de apoio e banco de perucas. Na cidade de Chapecó, o Grupo Provim – Programa Viver Melhor ajuda dezenas de mulheres da região a passarem pelos seus tratamentos. Através do Provim, atende atualmente 40 mulheres que sofreram remoção da mama, oferecendo-lhes profissionais de apoio (enfermeira, fisioterapeutas e psicólogas), com palestras educativas, terapias e acompanhamentos médico e psicológico. A intenção é auxiliar, através de um atendimento sensível e empático, as mulheres que passaram pela mastectomia, com relatos das próprias frequentadoras.

A RFCC de Chapecó realiza, em média, 800 exames por mês e ainda faz as análises dos exames das unidades de saúde do município, através do Sistema Único de Saúde – SUS.

Veja também

Uma festa sustentável do início ao fim22/12/16 Há menos de uma semana para o Natal e as festividades da data, já começamos nossa organização para recebermos os amigos, parentes e pessoas queridas para as comemorações. Diante de toda comemoração é comum nos esquecermos dos cuidados com o meio ambiente. Mas ainda dá tempo de festejarmos em equilíbrio com nosso planeta! Por isso,......
Como ter um 2017 mais sustentável05/01 Um ano novo se inicia e com ele surgem muitas oportunidades em nossa vida. Novos planos, novas metas, novos desafios... A promessa de uma vida mais saudável, mais divertida, com mais viagens. E por que não uma vida mais sustentável?......
Dia do Químico 18/06/16

Voltar para Blog