Postado em 27 de Setembro às 14h13

Servioeste participa de encontro para formação de Gestores Ambientais

Meio Ambiente (32)

Grupo Servioeste palestra em capacitação no Norte do Paraná.

Aconteceu, na última semana, o 3º Encontro Formativo do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) e o 3º Seminário Regional do Meio Ambiente. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com Itaipu Binacional e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O evento foi realizado no Instituto Adventista Paranaense, localizado no município de Ivatuba, e na UniCesumar, em Maringá, em data que coincidiu com o Dia da Árvore, motivo pelo qual foram plantadas mudas de espécies arbóreas nativas da região como homenagem.

Segundo o secretário do Meio Ambiente do Estado do Paraná, Antonio Carlos Bonetti, o objetivo foi a aproximação entre as entidades estaduais e municipais relacionadas com a área ambiental. “Pretendemos proporcionar a integração entre os agentes municipais e os técnicos do Sistema Estadual do Meio Ambiente, para que, ao final da capacitação, estes agentes se sintam seguros e apoiados para desenvolver a gestão ambiental em âmbito local, considerando a criação e o fortalecimento de instâncias como o órgão ambiental municipal, o conselho e o fundo municipal de meio ambiente”, esclareceu Bonetti.

Servioeste - Soluções Ambientais para Resíduos de Saúde Temas como Programa Integrado de Conservação do Solo e Água do Paraná – PROSOLO; Cadastro Ambiental Rural (CAR); Elaboração de Projetos e...

Temas como Programa Integrado de Conservação do Solo e Água do Paraná – PROSOLO; Cadastro Ambiental Rural (CAR); Elaboração de Projetos e Captação de Recursos; Mudanças Climáticas, Meteorologia e Defesa Civil e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) foram alguns dos assuntos abordados no seminário.

O Grupo Servioeste participou do PNC, levando informações sobre o trabalho da empresa aos gestores ambientais. Além de referência nacional na coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos de saúde, a Servioeste ainda possui uma equipe técnica multidisciplinar para desenvolver projetos ambientais, criar planos de gerenciamento de resíduos e dar todo tipo de assessoria ambiental às empresas. “Para a Servioeste, poder participar de eventos dessa natureza é ter a certeza que teremos gestores ambientais públicos de alta qualidade. É um prazer poder partilhar um pouco do conhecimento prático do nosso Grupo com os colegas gestores”, afirmou o diretor administrativo do Grupo Servioeste da Unidade de Maringá, Jeferson Balbinot.

O primeiro encontro formativo do PNC foi destinado aos municípios da região Oeste do Paraná, em Foz do Iguaçu. Posteriormente, as regiões Centro-Sul e Sudoeste foram contempladas com evento realizado em Guarapuava. Com esta edição em Maringá, a região Norte fica atendida. Curitiba foi a cidade escolhida para o encerramento do programa, nos dias 28 e 29 deste mês, englobando as regiões Sul e Sudeste.

 

*Fotos: Divulgação | Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná

Veja também

Pesquisadores brasileiros usam frutas para criar plástico de cozinha comestível e biodegradável11/03/16     Quantos de nós usamos plástico na cozinha? Aquele que embala alimentos, potes, lanches… E depois de usados, para onde vai todo esse lixo? Pensando neste tipo de situação e zelando pela preservação dos recursos naturais que pesquisadores brasileiros fizeram uma obra-prima da ciência e da sustentabilidade.     O material criado......
Resíduos de Saúde - Entenda mais07/02 O gerenciamento e a destinação dos resíduos de saúde são regulamentados pelas Resoluções nº 306/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e nº 358/2005, do......
Servioeste no Programa Cidade Show06/03 Confira a participação da Servioeste no Programa da RIC News (SC), a Diretora Financeira Sandra Balbinot fala um pouco sobre os serviços do Grupo....

Voltar para Blog