Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são todos os rejeitos produzidos por estabelecimentos prestadores de assistência médica (clínicas e hospitais), de enfermagem, odontológica, laboratorial, farmacêutica, veterinária instituições de ensino e pesquisa médica que possuem potencial de risco à saúde humana ou ao meio ambiente.
COLETAS EXTRAS
Essa modalidade de coleta, destina-se ao público que não possui contrato mensal e necessita de uma coleta emergencial ou para cargas específicas de resíduos para tratamento e destinação final.
DESTRUIÇÃO SEGURA DE DOCUMENTOS
Serviço voltado para a destruição de documentos sigilosos ou simplesmente prescritos, que muitas vezes ocupam espaços em escritórios, gerando custos de armazenamento e dificultam o acesso a documentos ativos
GESTÃO DE CENTRAIS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE PORTOS E AEROPORTOS
A Servioeste possui equipe técnica especializada para gerenciar os resíduos provenientes dos portos e aeroportos desde a sua geração até o tratamento e destinação final.
RESÍDUO DE CEMITÉRIO
Resíduos tais como urnas, roupas, sacos plásticos, coroas, flores, etc, gerados na exumação de corpos, requerem tratamento e destinação final adequados.
LOGÍSTICA REVERSA
Todo resíduo submetido a esta política deve ser encaminhado para destinação final adequada sob responsabilidade de todos os envolvidos em seu ciclo, desde o fabricante, distribuidor, comerciantes e consumidor final, tendo a rastreabilidade dos resíduos.
PROJETOS AMBIENTAIS
A Servioeste possui equipe técnica multidisciplinar para desenvolver projetos ambientais, tais como: PRAD (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas), controles ambientais, implantação de SGA (sistema de gestão ambiental), projetos em aterros sanitários e projetos para coleta de resíduos urbanos.
LICENCIAMENTOS AMBIENTAIS
Toda atividade que gera um significativo impacto ambiental, tais como comércio, indústria, propriedade rural entre outros, deve ser licenciada perante os órgãos ambientais para iniciar suas atividades.
ASSESSORIA AMBIENTAL
Licença Ambiental, Auditoria Ambiental, Processos Ambientais na esfera Administrativa e Judicial, Estudo de Impacto Ambiental, Relatórios de Impacto Ambienta e Assessoria Ambiental para área de resíduos.
RESÍDUOS INDUSTRIAIS
Associado diretamente à questão da sustentabilidade, o gerenciamento de resíduos hoje deve ser tratado como parte do processo produtivo, seja evitando sua geração ou provendo o tratamento adequado, pois são claros seus benefícios de redução de custos e melhoria da imagem da empresa perante os clientes e a sociedade em geral.
Resíduo industrial, vulgarmente chamado de lixo industrial, é o resíduo proveniente de processos produtivos industriais. É muito variado o processo de produção industrial o que gera grande variedade de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Diferentes são as indústrias e também os processos por elas utilizados e assim os dejetos resultantes. Ex: Indústrias, Postos de Combustível, Oficinas Mecânicas, Lava jatos, entre outros.
CLASSE I (PERIGOSOS)
São aqueles que apresentam algum tipo de periculosidade, que podem ser identificados por meio de características como a inflamabilidade, toxicidade e corrosividade, dentre outras.
Entre os resíduos industriais considerados como perigosos estão:
solventes usados, borra oleosa de processos de refino, produtos fora de especificação (tintas, matérias primas e produtos intermediários), eletrodos, EPIs contaminados, lodo galvânico, resíduo de areia misturado com óleo e água, estopas usadas, resíduos de caixa decantação, borra de tinta, óleos minerais e lubrificantes, resíduos com thinner, resíduos de sais provenientes de tratamento térmico de metais, entre outros.
CLASSE II (NÃO PERIGOSOS)
Não possuem as características de periculosidade e estão subdivididos.
CLASSE II A (NÃO INERTES - POLUENTES): De uma forma geral, são resíduos que não possuem os aspectos de periculosidade, podendo apresentar características de combustão, biodegradabilidade e solubilidade em água; Ex: papel, materiais orgânicos, lamas de sistemas de tratamento de águas, resíduos provenientes de limpeza de caldeiras e lodos provenientes de filtros - prensas.
CLASSE II B (INERTES - AGREGATIVOS): Não se enquadram nem na classe I (perigosos), nem na classe II A (não inertes). São aqueles que, uma vez submetidos a testes de solubilização, não apresentam nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água. Em resumo, a água continua potável quando em contato com eles. Ex: entulhos, sucata de ferro e aço.
RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU's) vulgarmente denominados por lixo extraordinário, são resultantes da atividade doméstica e comercial, esses resíduos são gerados em escolas, shoppings, restaurantes, e estabelecimentos comercias e são resíduos que não apresentam risco a saúde ou ao meio ambiente.
GESTÃO DE ATERRO SANITÁRIO
Capacitação de operadores, operação de máquinas e equipamentos, instalação dos sistemas de suporte como tratamento de efluentes líquidos e gasosos, impermeabilização dos solos e preparo da área.
PLANO DE GERENCIAMENTO
Documento que aponta e descreve ações relativas ao manejo dos resíduos. Deve ser atualizado anualmente por um profissional técnico qualificado, o qual a Servioeste disponibiliza.
TRANSPORTADORES
A responsabilidade sobre os resíduos se origina no gerador, se estendendo ao transportador e ao destinador. Portanto, você transportador que procura uma empresa idônea para tratar e destinar os resíduos coletados, encontra na Servioeste a empresa ideal para este serviço.
TREINAMENTO
Capacitação técnica sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, abordando desde a geração, segregação e acondicionamento, classificação, identificação, armazenamento externo, até a destinação final de cada resíduo, ministrada por um profissional técnico qualificado.
GERENCIAMENTO DE MTR (Manifesto de transporte de resíduos)
Para você que não tem tempo para gerenciar seu MTR, disponibilizamos esse Serviço.
PROGRAMA ESPECÍFICO PARA CENTRAIS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS
Para empreendedores que queiram investir em um negócio de sucesso.
SEGURADORA
A Servioeste garante atendimento ágil, qualificado e registro integral de todo o processo de destinação final de materiais que tenham sido resultado de sinistro, como desastres ambientais, enchentes, vendavais, acidentes de trânsito, entre outros.